Biblioteca Maria Eunice da Silva
Apresentação
A biblioteca virtual é um instrumento alternativo para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de forma globalizada, quantitativa e qualitativa.
Base de dados de Acesso Livre
SciELO –
A SciELO consiste em uma biblioteca eletrônica que visa proporcionar um amplo acesso às coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.
A Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil) possui informação científica em Psicologia de qualidade, com bases de PePSIC, SciELO, Index Psi Livros Eletrônicos (E-BOOKS), catálogo de revistas científicas.
Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC)
O Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI) e fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME, que cedeu a metodologia – Scientific Electronic Library Online (SciELO) – modelo de publicação eletrônica de periódicos para países em desenvolvimento.
ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos.
A ICAP tem como objetivo criar um serviço de indexação compartilhada de artigos de periódicos nacionais, editados pelas instituições que fazem parte da Rede Pergamum. Atualmente conta com: 36 instituições; 173 periódicos; 20384 artigos e 8680 artigos on-line.
Portal de periódicos nacionais da Fundação Biblioteca Nacional. Disponibiliza consulta ao acervo de periódicos: jornais, revistas, anuários, boletins e publicações seriadas. Inclui periódicos raros e extintos, bem como periódicos de instituições científicas. É possível a consulta por título, período, edição, local de publicação e palavras.
SEER – SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS
Disponibiliza acesso online gratuito a diversos títulos de revistas científicas brasileiras.
A EDIPUCRS gerencia o Portal de Periódicos da PUCRS, que foi inaugurado em 2006. Atualmente a editora universitária publica 27 periódicos científicos, sendo 11 disponíveis em ambas as mídias, (impressa e eletrônica) e 16 em mídia exclusivamente eletrônica. Os periódicos da EDIPUCRS utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), sob o conceito de acesso aberto, seguindo o princípio de que o acesso aberto à comunicação científica permite maior intercâmbio global de conhecimento.
E-Books
E-Books de acesso livre
Biblioteca Digital OAB (https://www.oab.org.br/biblioteca-digital) – A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) liberou materiais para download grátis. Ao todo, são 80 livros digitais de Direito que abordam os mais diferentes temas e podem ser baixados em um clique. Basta selecionar a obra de interesse e, em seguida, a Biblioteca Digital fornece ao internauta o arquivo em formato PDF.
Biblioteca Digital de Obras Raras – Site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) e direcionado a pesquisadores. Ele oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial. Ela oferece download gratuito de mais de 350 obras.
Coleção Educadores – Esta coleção disponibiliza 62 títulos, no Portal Domínio Público. Eles são dirigidos aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes.
BVS Psicologia – Este espaço é dedicado à publicação de livros eletrônicos da área de Psicologia, considerando o princípio maior da BVS-Psi que é o acesso aberto ao conhecimento. O objetivo é disponibilizar livros fora do mercado editorial, cujos direitos autorais foram cedidos à BVS-Psi ou caíram em Domínio Público
Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
iba – O iba é a loja mais completa de publicações digitais do Brasil. É possível encontrar mais de 20 mil títulos, incluindo e-books, revistas e jornais digitais.
Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download.
Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3 mil livros para download de forma legal. Há livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens.
Blog Midia8 – A página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
A EDIPUCRS – Editora Universitária da PUCRS filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), Câmara Riograndense do Livro e outras associações. Ela disponibiliza uma grande variedade de e-books, periódicos eletrônicos e jornais digitais.
Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual Casa de José de Alencar disponibiliza 14 de suas obras para download, incluindo romances e peças de teatro.
Saraiva – A rede de livrarias disponibiliza livros gratuitos para download em PDF. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.
Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor (em PDF ou HTML) para leitura online. Ele contém crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
e-Books Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista , o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvido para os cursos da universidade, o material está aberto para consulta em diversos formatos.
INEP – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Dessa forma, ele tem o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral. Para gerar seus dados e estudos educacionais o Inep realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino, promove encontros para discutir os temas educacionais e disponibiliza também outras fontes de consulta sobre educação.
C R E – O Centro de Referência em Educação Mario Covas (CRE), idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, tem como objetivo ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Para isso, conta com um acervo documental que poderá ser consultado fisicamente, em sua sede, ou acessado virtualmente pelo site, de qualquer parte do país e do mundo. O CRE possui um acervo construído a partir do conceito de que a informação deve ser selecionada, organizada, disponibilizada de forma simples e orientada. Dessa forma, ele proporcina aos educadores, especialmente professores, respostas confiáveis, atualizadas e significativas para o seu cotidiano profissional
CANAIS DE VÍDEOS
Superior Tribunal de Justiça – STJ – Canal institucional de uma grande corte brasileira. Entrevistas, plenárias e comentários qualificados nos vídeos do STJ.
http://www.youtube.com/user/stjnoticias
Prova Final – o Prova Final é da TV Justiça, mas tem um conteúdo bem adaptado aos interesses dos concursos. Muitos assuntos com muita profundidade.
http://www.youtube.com/user/provafinal
Supremo Tribunal Federal – STF – Fique ligado em tudo que é discutido no plenário do Supremo Tribunal Federal, a Corte Maior do país. Para quem está afiado com os temas, vale a pena observar as orientações e interpretações dos ministros em relação a cada questão.
http://www.youtube.com/user/STF
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB
Discussões, entrevistas e palestras na área jurídica. Escolha o tema e busque um vídeo para estudá-lo.
http://www.youtube.com/user/conselhofederaldaoab/
Artigo 5º – Provavelmente a norma constitucional mais cobrada em concursos policiais. Que tal vídeos e programas dedicados apenas aos Direitos e Garantias Fundamentais?
http://www.youtube.com/user/canalartigoquinto
Canal Direito – Oferece grande quantidade de vídeos abordando os mais diversos temas do Direito.
http://www.youtube.com/user/CanalDireito
Monografias, Dissertações E Teses
- BCZM – UFRN – Produção Acadêmica – http://www.bczm.ufrn.br/prod_acad/index.html
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUCMG http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_BDPPrincipal.html
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/index.php
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/index.jsp
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/list.php?tid=7
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Metodista – SP http://ibict.metodista.br/tedeSimplificado/tde_busca/index.php
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT http://bdtd.ibict.br/bdtd/
- Cultura Acadêmica – Unesp http://www.culturaacademica.com.br/
- Dispòsit Digital de la Universitat de Barcelona http://diposit.ub.edu/dspace/
- DiTeD – Depósito de Dissertações e Teses Digitais – Portugal http://www.porbase.org/projectos/dited.html
- Nuteses http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/index_novidades.php
- Saber – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações/USP http://www.teses.usp.br/
- Teses e Dissertações da Escola de Administração – UFRGS http://www.ea.ufrgs.br/teses_e_dissertacoes/
- Teses e Dissertações da UnB http://www.teses.cpd.unb.br/
- Teses e Dissertações do PPGEP/UFSC http://www.unifra.br/biblioteca/links_bancosteses.asp
Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas culturais e de fomento à pesquisa do FACULDADE DINÂMICA. Atuar como depositária da produção intelectual gerada pela comunidade acadêmica. Preservar o acervo histórico da Biblioteca com finalidade de dar fomento à pesquisa. Contribuir para formação de cidadãos capazes de gerar o desenvolvimento da sociedade.
O acervo pode ser consultado por meio do catálogo impresso e digital existente na Biblioteca
O Sistema de Biblioteca Maria Eunice da S é aberto ao público acadêmico e à comunidade em geral para consulta ao acervo. O empréstimo domiciliar é facultado aos alunos, egressos, docentes e funcionários que estiverem devidamente com vinculação ativa no sistema de empréstimo da biblioteca.
2 – Cadastro
Para se cadastrar no sistema de empréstimo da biblioteca são necessários os seguintes documentos:
ALUNOS DE GRADUAÇÃO: Preencher ficha cadastral, existente no balcão de informações e apresentar comprovante de matrícula atualizado (Será obrigatório a apresentação da Carteira da Biblioteca para realizarem empréstimo, e para cada aluno será cadastrada uma senha de uso pessoal e intrasferível.
COMUNIDADE EXTERNA: Documentos pessoais e comprovante de endereço.
DOCENTES E TÉCNICO ADMINISTRATIVO: Comprovante de vínculo com a Instituição.
3 – Consulta
No Acervo Geral e na Seção a consulta é de livre acesso. Podendo o usuário contar com o auxílio de um funcionário da biblioteca, caso necessite.
No balcão de empréstimos e no balcão de informações da biblioteca há terminais de computadores exclusivos para a consulta ao acervo.
O usuário poderá ainda consultar o acervo por meio da página da biblioteca na Internet.
4 – Empréstimo
A quantidade de exemplares a serem emprestados e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, conforme quadro abaixo:
CATEGORIA | TIPO DE MATERIAL | QTDE | PRAZO |
Aluno de Graduação | Livros | 03 | 07 dias |
Funcionário | Livros | 03 | 15 dias |
Professor | Livros | 10 | 30 dias |
5 – Setores da Biblioteca
- Guarda-Volumes e Conferência de Empréstimos;
- Setor de empréstimos;
- Multimídia e Acesso à Internet;
- Salão de leitura;
- Sala de estudo individual.
6 – Contato da Biblioteca
Biblioteca Maria Eunice da Silva – Faculdade Dinâmica
Email:
Site:
Telefone:
WhatsApp:
INFORMAÇÕES GERAIS
A Biblioteca Maria Eunice da Silva, disponibiliza recursos tecnológicos, espaço físico, serviços e acervos, para atender a comunidade acadêmica em suas pesquisas e dar suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados na instituição e ao público externo previamente cadastrado.
DA INSCRIÇÃO
Todos os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos na biblioteca. Basta apresentar o seu cartão para utilizar-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca.
A Biblioteca está aberta para o público em geral para consulta e empréstimo.
ATENDIMENTO
A Biblioteca funciona regularmente de segunda a sexta-feira, exceto domingos e feriados.
De Segunda à Sexta-feira das 14 às 22h
Aos Sábados das 8 às 12h
“Penderá haver horários especiais de funcionamento durante os dias de recesso das atividades acadêmicas”.
MATARIAIS DISPONÍVEIS
Livros, revistas, jornais, DVDs, mapas, fotos, CD-roms, s, fitas sonoras, CD áudio.
ACESSO AO ACERVO DA BIBLIOTECA
O acervo é de livre acesso as estantes.
A Biblioteca será totalmente informatizada e dotada de sistema de fácil operação, o usuário poderá consultar, por autor, título e assunto às informações do acerco geral, fazer empréstimo.
SALAS DE CONSLTA E ESTUDO
A Biblioteca está equipada com condições físicas e mobiliárias para estudo individual e em grupo e demais atividades de pesquisa e estudo.
DEVOLUÇÃO
O usuário deverá devolver as publicações até a data limite do empréstimo.
Deverá apresentar o comprovante de empréstimo para o registro da devolução.
Danos e extravios de publicações emprestadas são da responsabilidade de quem os retirou, cabendo-lhe pagar o valor de mercado da publicação ou reposição da mesma.
MULTA
A não devolução da publicação na data prevista no comprovante acarretará multa por dia e por publicação, a ser estipulado.
O valor correspondente à multa deverá ser recolhido na tesouraria da Instituição.
O cálculo do valor da multa é baseado no número de dias de atraso (dias corridos) multiplicado pelo número de publicações emprestadas, conforme consta no regimento da Biblioteca.
RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
O empréstimo só poderá ser renovado:
- Mediante a apresentação da obra
- Caso não haja reserva da obra;
RESERVA
No caso de reserva, os livros serão mantidos à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, a partir de sua chegada à Biblioteca.
Quando houver diversas reservas para o mesmo livro, elas serão atendidas por ordem cronológica da data e hora do pedido.
Para consultar a Internet há necessidade de fazer reserva com antecedência no Setor de Referência.
Será agendado uma hora por pessoa para utilizar Internet.
Consulta Local | Normalização Bibliográfica |
Empréstimo Domiciliar | Levantamento de Acervo |
Serviço de Referência | Pesquisa Bibliográfica |
Treinamento de Usuários | Sala de multimídia e informática |
Visitas Orientadas | Catalogação na Fonte |
A consulta é de livre acesso ao Acervo Geral. Na Seção de Periódicos e vídeos o usuário deve solicitar atendimento aos funcionários da biblioteca.
A quantidade de materiais emprestados e os respectivos prazos para a devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material emprestado, conforme consta no guia do usuário.
A Biblioteca Maria Eunice da Silva dispõe de bibliotecários e funcionários treinados para orientar os usuários em caso de eventuais dúvidas.
Ao iniciar cada semestre, a biblioteca oferece um treinamento aos calouros informando sobre os recursos e serviços oferecidos pela unidade de informação, com o objetivo de interagir a comunidade de calouros das Faculdade Dinâmica despertando assim, desde o início da carreira acadêmica, o interesse pela leitura e a pesquisa. O treinamento poderá também ser oferecido para outras turmas, mediante agendamento prévio.
Acompanhamento de visitas por uma equipe de funcionários da biblioteca que primeiramente faz uma palestra sobre Biblioteca Maria Eunice da Silva e logo após uma visita em suas instalações físicas.
Sala de multimídia e informática:
São colocados à disposição de alunos, funcionários e professores da instituição, computadores, exclusivos para pesquisas, com acesso à Internet.
Auxílio quanto à normalização de trabalhos científicos e uso das normas da ABNT. A orientação é feita mediante agendamento prévio no balcão de atendimento da Biblioteca.
Recupera informações existentes sobre um determinado assunto, em qualquer tipo de documento existente na Biblioteca Maria Eunice da Silva, mediante a solicitação do usuário. Fornecendo ainda o relatório com referências bibliográficas.
Catalogação na Fonte
Elaboração de fichas catalográficas.
A política de seleção constitui se um processo sério e fundamental na formação de um acervo de qualidade, nesse contexto, a política de seleção e desenvolvimento da Biblioteca Maria Eunice da Silva, visa atender os objetivos de ensino pesquisa e extensão dos cursos oferecidos.
A cada semestre ao reiniciar o processo de seleção, a bibliotecária faz uma rápida análise escrita da situação da Biblioteca, considerando: os objetivos da Instituição, currículos dos cursos oferecidos, número de alunos matriculados e número de professores, acervo existente, atualização do acervo, número de consultas por assunto e por curso, número de empréstimos, metas propostas e atingidas para apresentar para a comissão de seleção.
A Comissão Permanente de Seleção de Coleções tem como função atuar como órgão de assessoramento técnico e cientifico para atualização do acervo bibliográfico e aplicação das diretrizes prevista neste documento. Esta comissão é constituída pelos Coordenadores de Cursos na condição de representante dos NDEs dos respectivos cursos, e pela Bibliotecária responsável pelo Serviço de Processamento Técnico.
Cabe aos coordenadores de curso, juntamente com os seus respectivos NDEs e colegiados de cursos levantarem as necessidades de atualizações das referências bibliográficas de cada disciplina presente nas matrizes curriculares dos cursos.
Cabe a Bibliotecária assessorar a escolha das bibliografias considerando as políticas de seleção de coleções, as diversas fontes de informações e dar andamento ao processo de aquisição.